sábado, 18 de agosto de 2007

NATAÇÃO - 109 medalhas para o Brasil

O último dia de competições no complexo esportivo Maria Lencke foi repleto de conquistas e quebras de recordes. Finalizamos com 109 medalhas nas piscinas.


O fenômeno das piscinas, Clodoaldo Silva, quebrou o nono recorde e o sétimo mundial nos Jogos Parapan-Americanos. Nos 100m livre S4, o 'tubarão das piscinas' fez 1m16s99 e bateu sua própria marca, que era de 1m17s44, conseguida em julho de 2006, em Sheffeld. Com o resultdo, Clodoaldo soma seis medalhas de ouro e uma de prata.

- Estou muito feliz não só pelas minhas conquistas. Me sinto realizado por conseguir melhorar as minhas próprias marcas. Agradeço a torcida, não só quem veio aqui, mas também quem ficou em casa vibrando por mim - afirmou Clodoaldo depois da prova.

Em segundo ficou o mexicano Juan Reyes, com 1m36s19, seguido do Arnulfo Castorena, com 1m50s24, também do México.

Recorde parapan-americano de Daniel Dias

Outro brasilero que quebrou recorde, neste sábado, foi o nadador Daniel Dias, que com o tempo de 1m13s60, foi o primeiro na prova dos 100m livre S5 e conquistou a medlahda de número 200 para o Brasil. Por pouco o atleta paraolímpico não superou a marca mundial, que é de 1m13s39. Com o resultado, Daniel passa a ser o maior recodista de medalhas nos III Jogos Parapan-Americanos, com sete ouros.

O brasileiro Francisco Avelino ficou com o bronze, com 1m37s87. O colombiano Moises Fuentes ficou com a prata, com 1m30s00.

Mais dobradinhas do Brasil neste sábado

Depois da dobradinha nos 50m livre S6, com os nadadores Adriano Lima e Luis Silva, nos 50m borboleta S6 foi a vez dos brasileiros Daniel Dias e Adriano Lima. Os atletas conquistaram o ouro e a prata, respectivamente, com os tempos de 37s02 e 40s49.

E faltou pouco para o Brasil fazer um pódio totalmente verde e amarelo. Luis Silva, que chegou em segundo na prova, foi desclassificado por ter cometido um erro na braçada. Com isso, o venezuelano Santi Trissini levou o bronze.

E a terceira dobradinha aconteceu com Nélio Almeida e José Medeiros, nos 50m borboleta S7. Nélio chegou em primeiro, com 34s46, e foi seguido por José, com 38s80. O bronze ficou com o americano Alex Dionne.

Ouro para Sugimori

Fabiana Sugimori não conseguiu superar seu próprio recorde mundial, de 32s32, nos 50m livre S1, conquistado nas Paraolimpíadas de Atenas, em 2004. Mas com o tempo de 33s09, Fabiana ganhou o ouro e deixou a canadense Jessica Tuomela em segundo, com 35s23. O bronze ficou com a aregentina Nadia Baez.

Ouro no revezamento 4 x 50m

Para fechar o dia com chave de ouro, o revezamento 4x50m ganhou e quebrou recorde mundial. Os nadadores Daniel Dias, Adriano Lima, Luis Silva e Clodoaldo Silva, marcaram o tempo de 2m33s59. Após o encerramento da prova, o sensor acusou queda precipitada de Clodoaldo Silva, na segunda passagem, o que resultou na desclassificação da equipe brasileiro. Posteriormente, contudo, foi acatado o protesto brasileiro, diante de imagens da televisão que não deixaram dúvida na regularidade da passagem. Foi só sair o anúncio do resultado, para que uma grande festa e alegria contagiasse a torcida e nadadores ainda presentes no complexo. O México ficou com a prata e a Argentina com o bronze.


fonte: www.globo.com

Nenhum comentário: