quarta-feira, 15 de agosto de 2007

NOVOS PARADIGMAS


Não há dúvidas, o grande mérito dos Jogos Para-Panamericanos é alterar os paradigmas e transmitir à sociedade uma imagem diversa da pessoa portadora de deficiência física (PPD). Deixa de lado aquela imagem de uma pessoa incapaz para as atividades cotidianas e mostrá-la como um cidadão eficiente e capaz de enfrentar os desafios da vida, esse o grande mérito do paradesporto.

E essa mudança já começa a se verificar, iniciando pelo espaço aberto na grande imprensa. Diariamente, os telejornais da Rede Globo e outras emissoras, verdadeiros canhões na formação da opinião pública, transmitem reportagens sobre o tema. O canal fechado SPORTV está fazendo toda a cobertura do evento, transmitindo ao vivo as principais provas e jogos da competição.

Nos jornais, antes totalmente fechados ao tema, é possível se deparar com matérias de grande qualidade. Em Porto Alegre, por exemplo, Zero Hora e Correio do Povo, os dois principais jornais do Rio Grande do Sul, antes aparentemente blindados ao paradesporto, trazem atualização diária de resultados. E, mais do que isso, conferem amplo espaço ao Para-Pan.

O Correio do Povo trouxe nos últimos dois dias meia página, dentro de seu caderno de esportes com 3 páginas (um espaço considerável). Já a Zero Hora traz em sua edição de hoje uma matéria explicativa sobre importantes nuances do paradesporto (clique aqui para conferir a matéria na íntegra).





Nenhum comentário: