quinta-feira, 16 de agosto de 2007

TUBARÃO DÁ SHOW E QUEBRA RECORDES NAS PISCINAS DO COMPLEXO MARIA LENCKE


Quem vê Clodoaldo Silva batendo um recorde atrás do outro nas piscinas do Parapan - foram cinco em quatro dias de competição - comemora sem ter idéia do que o atleta passou para impressionar assim dentro d'água. Tantas marcas quebradas são resultado de treinamento puxado para um nadador que foi pego de surpresa com uma mudança compulsória de categoria.

No fim de 2006, depois do Mundial da África do Sul, protestos da delegação espanhola fizeram com que ele passasse por uma reavaliação e fosse reclassificado na categoria S5 (atletas com grau de deficiência menor que o dele).

Enquanto sua assessoria jurídica e o Comitê Paraolímpico Brasileiro entravam com uma ação pedindo a revisão do caso no Comitê Paraolímpico Internacional, o jeito foi encarar um treinamento mais forte, para competir em um nível ao qual ele não estava acostumado.

- O resultado do forte treinamento está dando resultado agora - constata o treinador Cláudio Paixão.

O técnico também foi pego de surpresa com a performance do nadador, que completou a prova dos 200m livre em 2m51s81 na eliminatória e se superou na final, à tarde, marcando 2m50s30 e garantindo o ouro.

- O Clodoaldo é maluco. Pedi para ele fazer na casa de 2m54s até 2m55s. Olha o que ele fez! É para bater, tudo bem, mas não precisa ser tão baixo - diz Paixão, impressionado com a redução de quase quatro segundos no recorde mundial dos 200m livre, que já era do brasileiro.

O atleta passou quase seis meses num ritmo mais puxado de treinos para se adequar à classe S5, até que, em maio deste ano, conquistou na Justiça o direito de voltar à S4, na qual nadou por nove anos.

- Não sei como vou estar amanhã ou daqui a um ano. Se estou melhor agora, quero dar o máximo de mim. Todo atleta tem que brigar contra o seu tempo e eu quero sempre superar os meus limites, seja em treinos, eliminatórias ou finais. Quero melhorar sempre - diz Clodoaldo, que ainda cai na piscina do Complexo Cidade dos Esportes outras vezes neste Parapan.



fonte: www.pan2007.globo.com

Nenhum comentário: